2007/01/11

Não ultrapassem um escorpião!

Quando estava nos EUA e coimprei o único carro que tive até hoje, ao preencher o formulário com os dados do carro para a seguradora achei estranho ter de indicar a cor do carro. Só mais tarde vim a descobrir que o valor a pagar variava conforme a cor do carro, pois as estatísticas indicavam que carros com certas cores tinham maior probabilidade de terem acidentes do que com outras. À cabeça estavam os carros vermelhos: quem escolhesse um carro vermelho era esperado ser um condutor agressivo, uma vez que o vermelho é tradicionalmente associado a carros desportivos como os Ferrari.
É claro que a aplicação cega de tal estatística não contempla possibilidades como um condutor não poder escolher a cor do seu carro. Foi o meu caso, quando comprei o meu: no stand, do modelo que eu queria, só havia – adivinhem! – carros... vermelhos! (Não que eu não goste da cor, para um carro, que gosto.)
Espero que, com o estudo agora divulgado, as mesmas mentes não se lembrem de fazer depender o preço do seguro do signo astrológico do segurado. Para além do absurdo da medida, tal considerar-me-ia, mais uma vez, um condutor agressivo, de acordo com os resultados divulgados na edição em papel do DN. Acho que quando voltar a ter um carro vou pôr um autocolante: “escorpião ao volante”.

3 comentários:

JV disse...

Correlação não prova causalidade.
Por exemplo, o número de pessoas que usam óculos-de-sol e a quantidade de gelados consumidos num particular dia são altamente correlacionados. Isto não significa que usar óculos-de-sol causa a compra de gelados ou vice-versa!

Filipe Moura disse...

Ora bem. Nem mais!

AEnima disse...

Eu ainda vivo nos US e a verdade e' que o criterio varia consoante as seguradoras. Acerca dos carros vermelhos especificamente, uma das seguradoras me disse que o preco do seguro para estes era mais baixo porque sendo uma cor mais visivel na estrada, chama a atencao dos outros condutores, que conseguem desviar-se ou travar a tempo de evitar um acidente.